RSS

Exposição no Museu do Trajo de São Brás de Alportel

11 Fev

Família Galvão, história de um legado

As cerca de duas dezenas de peças de vestuário antigo que acabaram de ser incorporadas no Museu do Trajo de São Brás de Alportel, são testemunhas de um itinerário percorrido por várias gerações da família Galvão. Com passagem pela Índia Portuguesa e Brasil durante os séculos XVIII e XIX e o regresso à metrópole já no século XX, este conjunto de objetos ilustra também um percurso que acompanha a própria história portuguesa.

Objectos como estes, constituem a materialidade de um modo de vida que lentamente se apagou da nossa memória. Resta a literatura, as arcas ainda fechadas e as instalações dos museus para que as futuras gerações conheçam as suas raízes e melhor sejam capazes de abrir os caminhos do futuro.

Os objetos foram propriedade desta ilustre família lisboeta e por iniciativa do Sr. Luis Galvão encontram-se desde meados de 2012 à guarda do nosso Museu. Durante estes últimos meses as peças conheceram um processo de estabilização com pequenas intervenções de restauro, estudo, inventário e acomodação.

De alguma maneira, a exposição agora patente ao público até Maio de 2013, é um gesto reconhecimento do Museu pela iniciativa desta família.

Anúncios
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 11 de Fevereiro de 2013 em Bem-vindo/a!

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: