RSS

APOM distingue Museu do Trajo de São Brás de Alportel

04 Fev

O Museu do Trajo de São Brás de Alportel
Prémio APOM – Criatividade e Inovação

O Museu do Trajo de São Brás de Alportel foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia com a menção honrosa do prémio “Criatividade e Inovação”.

O projeto em questão, denominado “Fotografia e Memória”, agrega um grupo de cerca de duas dezenas de pessoas da comunidade, que durante os últimos quatro anos tem reunido um acervo composto por fotografias, testemunhos e documentos de famílias do concelho de São Brás de Alportel. Estas pessoas, ditas “Grupo das Quintas” – pois reúnem-se semanalmente às quintas-feiras – promovem a recolha, inventário e documentação das imagens, tendo conseguido reunir até este momento, informação de acerca de 200 famílias num total de mais de 24000 imagens.

A força do projeto reside na sua sua sustentabilidade global: persistência ao longo do tempo, envolvimento popular, culto do espírito de comunidade e de lugar, quantidade e qualidade do acervo reunido, tratamento científico, inexistência de custos financeiros e devolução à comunidade do trabalho realizado.

Mais informação acerca deste projeto pode ser encontrada em http://www.museu-sbras.com (Fotografia, Memória e identidade).

Anúncios
 
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: