RSS

Ainda Steve Jobs

28 Dez

Ainda Steve Jobs

Steve Jobs morreu. Adulado em vida por sua genialidade, é elevado ao status de ídolo maior da era digital depois da sua morte. É inegável que Jobs foi um designer e visionário genial cujas campanhas publicitárias levaram sua empresa ao topo do mundo. O marketing da maçã entra-nos diariamente pelos olhos adentro e alimentará por muitos anos algumas cadeiras das universidades. É difícil de esquecer as encenações de Jobs quando apresentou, ele próprio, algumas da suas maravilhosas máquinas. Contudo, há outros aspectos a refletir.

Jobs era o inimigo número um da colaboração e do conhecimento partilhado – o aspecto político e económico mais importante da revolução digital. Nesse sentido, não era um revolucionário, mas um contrarrevolucionário. Com suas máquinas, admiráveis pela técnica e design, trabalhou pela limitação do conhecimento livre. Jamais acreditou na partilha – o que ficou particularmente evidente após seu retorno à Apple, em 1997. Acreditava que para fazer grandes inventos era necessário reunir os melhores em uma sala e dela sair com o produto perfeito.

A questão central, no entanto, é que o design delicioso de seus produtos é apenas um isco para a construção de um mundo controlado, de aplicativos e micro-pagamentos, que reduzem a imensa conversação global de todos para todos a uma sala fechada de vendas orientadas.O que é a Apple Store senão um grande shopping center virtual, em que podemos adquirir a um clique tudo o que precisamos para nos entreter?

A distopia Jobiana é a do homem egoísta, circundado de aparelhos perfeitos, em uma troca limpa e “aparentemente residual”, mediada por apenas uma única empresa: a sua. Por isso, devemo-nos perguntar: era isso que queríamos? É isso que queremos para o nosso mundo?

Colaboração: essa, e não outra, é a palavra revolucionária. E Jobs não gostava dela.

Texto que integra excertos de um escrito de Rodrigo Savazoni.

Anúncios
 
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: